Meu Blog

Um cantinho onde eu posto minhas ideias, reflexões voltadas ao uso da tecnologia educacional como ferramenta pedagogica...

quarta-feira, 7 de julho de 2010

o uso das ferramentas Web 2.0 na prática docente"

Introdução:
Web2 é uma tecnologia e um tipo de conceitos que permitem maior interatividade e colaboração entre os alunos também conhecidos como usuários.Criando um novo campo do saber interdiscursivo, interdisciplinar.As novas tecnologias educacionais vieram para ficar, fazer história e ser uma revolução educacional.
Desenvolvimento:
Uma das principais características das aplicações da web 2.0 é a flexibilidade no conteúdo, aquele sue plano de aula ou conteúdo trabalhados em sala de aula ou até mesmo em seus matérias didáticos ( apostilas), pode ficar interessante , Com um pouco de criatividade o professor que é um orientador pode abusar da Interatividade, de um ambientes colaborativos, de novos recursos tecnológicos, como por exemplo gravar e registrar as atividades de seus alunos, suas aulas, suas próprias produções como recursos temos youtube, e o slideshare nos permitem publicar e compartilhar os vídeos, as enquête, fórum, chat, blog, a importância do comentários e a participação de alunos. Como professores, devemos sempre procurar elaborar aulas mais atraentes e desafiadoras e a utilização destas mídias, como grande ferramenta para nos aproximar de nossos alunos.

Conclusão:
Se o mundo virtual está carregado de interatividade, porque os sites das instituições educacionais não aderem às mudanças? Se torna difícil ver interatividade neles? De que forma as instituição estão contribuindo para ampliar o trabalho realizado na sala de aula?Seria ideal utilizar os recursos interativos que a instituição pudessem oferecer, esses tipos de recursos poderá gerar a interatividade, mas para tal realização será necessário que os professores estejam preparados para ouvir, ler e aceitar as críticas dos alunos e até mesmo dos repensáveis. Para essa nova mudança de paradigmas.



Referências bibliográficas:
LIMA, Sergio
Citações e referências a documentos eletrônicos. [online] Disponível na Internet via WWW. URL: http://sergio.blogmestre.org/2007/11/10/ferramentas-da-web-20-para-professores,Última atualização em 01 de janeiro de 2009. Acesso em: 20 de março de 2010.

terça-feira, 6 de julho de 2010

Recurso Tecnológico Digital: Blog

O blog é uma página na Internet cuja estrutura permite a atualização rápida a partir de acréscimos dos chamados artigos, ou "posts". Estes são, em geral, organizados de forma cronológica inversa, tendo como foco a temática proposta do blog, podendo ser escritos por um número variável de pessoas, de acordo com a política do blog. O autor, ou seja, o blogueiro dá ao seu espaço uma identidade e nele insere diariamente ou esporadicamente sua postagem relatando o que fez de interessante em seu dia, poesias, músicas, desabafos, críticas, enfim, tudo o que sentir vontade ou for de seu interesse.
O blog é uma ferramenta em que o autor tem a possibilidade de compartilhar com os outros suas descobertas e também, expor um pouco de si.
O blog cria comunidades virtuais as quais, dentro da blogosfera, se encontram e se unem através de links agrupando-se através de interesses em comum. Unindo-se, defendendo, expondo e discutindo sobre suas inquietações e ainda, compartilhando produções.
Segundo STAA (2006): “o blog é um site cujo dono usa para fazer registros diários, que podem ser comentados por pessoas em geral ou grupos específicos que utilizam a Internet. Em comparação com um site comum, oferece muito mais possibilidades de interação, pois cada (texto publicado) pode ser comentado”.
Por ser um recurso que permite que a produção, a publicação e a interação entre o escritor e o público leitor se dêem em um único ambiente facilita sua administração e também, dinamiza o ambiente. Criar um blog é muito, não exige conhecimentos diferenciados de informática, nem instalação de programas para a publicação e atualização, além de ser possível encontrar na Internet inúmeros sites que disponibilizam o serviço gratuitamente.
No Blogger (http://www.blogger.com), por exemplo, é possível em uma única conta criar vários blogs. Este serviço possui um painel de administração bastante intuitivo o que permite que qualquer pessoa realize o seu cadastro e utilize as ferramentas sem dificuldades. Além disso, é possível vincular ao blog ferramentas que permitem a inserção de vídeos, imagens, áudios, lista de sites, ou seja, inserção de inúmeros recursos que são capazes de torná-lo mais atrativo e dinâmico.
Por todas essas características e facilidades o blog é, naturalmente, uma ótima opção para utilização em sala de aula. Tanto que hoje, ao fazer uma busca na internet, se é direcionado a inúmeros blogs criados por educadores, especificamente, para serem utilizados em projetos educacionais.
Na Língua Portuguesa, especificamente, o blog pode ser utilizado como um recurso para publicação de textos e imagens produzidas pelos alunos. Pensando em uma 5ª série, por exemplo, uma boa sugestão é utilizar um editor de imagens para criação de um personagem e o blog para a produção de uma história sobre ele. Também, o professor tem a possibilidade de lançar discussões sobre temas polêmicos e instigar os alunos a utilizarem “os comentários” para exporem o que pensam sobre o assunto ou ainda, criar um canal de comunicação entre seus alunos, criando uma espécie de jornal on-line da turma.
Vale enfatizar a importância do professor se permitir conhecer, analisar e verificar o que o mundo virtual pode proporcionar, pois, assim como o blog, existem inúmeras ferramentas capazes de suprir inúmeras necessidades encontradas no dia-a-dia da sala de aula. É preciso, no entanto, ousar e estar disposto a discutir, questionar, construir e navegar pelos mares das possibilidades e, da criatividade.Esta postura consciente é, sem dúvida, a base para a busca de uma melhor qualidade da prática pedagógica o que sem dúvida, irá contribuir significativamente, com o processo ensino-aprendizagem.

SCHITTINE, Denise. Blog: comunicação e escrita íntima na internet. Rio de Janeiro, Ed. Civilização Brasileira, 2004.
MORAN, José Manuel. Mudanças na comunicação pessoal: gerenciamento integrado da comunicação pessoal, social e tecnológica. São Paulo, Ed. Paulinas, 1998.
STAA, Betina Von Staa. Sete motivos para um professor criar um blog. http://www.educacional.com.br/articulistas/betina_bd.asp?codtexto=636, acessado em 27/03/2010.
Wikipedia http://pt.wikipedia.org/wiki/Blog, acessado em 27/03/2010.

Professor = Pesquisador

Objetivo, planejamento! Palavras-chaves para o bom uso das mídias. Infelizmente, muitas vezes, falta tempo para nós professores pequisarmos e prepararmos um bom material. A internet oferece tudo aquilo que precisamos, porém, precisamos filtrar e analisar com cautela as informações e os recursos a que temos acesso. E falando em pesquisa, acredito eu que estamos em um momento em que isso está em evidência como uma das principais características dos profissionais da educação, pois, sem a pesquisa e a análise cautelosa do professor em meio a tantos recursos midiáticos é praticamente impossível realizar um trabalho de qualidade.
texto de Joseane Piechnicki
O Sucesso está onde você enxerga. Não pode ser um objetivo. É uma consequência....Faça algo por amor e o SUCESSO virá. Cuide de seus olhos.... para enxergar além da imagem!!!! Banda No Face

Pare e pense...

O Sucesso está onde você enxerga. Não pode ser um objetivo. É uma consequência....Faça algo por amor e o SUCESSO virá. Cuide de seus olhos.... para enxergar além da imagem!!!! Banda No Face